Alargamento da faixa de areia da Praia em Balneário Camboriú começam a sair do papel

10 de março de 2021

Pontal Norte abrigará a estrutura para que as obras iniciem

Começou a ser instalado nessa terça-feira o canteiro para o início das obras de requalificação da faixa de areia da orla central de Balneário Camboriú. O pontal Norte abrigará os trabalhos e o trecho da praia ficará interditado.

O local foi escolhido por motivos técnicos. A previsão é que cinco cinco caminhões trazendo a tubulação cheguem na cidade na sexta-feira. São 333 tubos que serão soldados, estendidos ao longo da praia e posteriormente levados ao mar para fazer a conexão entre a praia e a draga que trará a areia adequada pro engordamento.

A previsão para a soldagem dos tubos é de dois meses. O preenchimento será feito em trechos a cada um quilômetro e meio, que serão interditados durante o trabalho, e liberados gradativamente quando prontos.

A obra está orçada em  R$ 66,8 milhões e será tocada pelo consórcio das empresas DTA Engenharia e Jan de Null do Brasil Dragagem. A previsão é quase triplicar o espaço da faixa de areia da praia Central. Atualmente são 25 metros de praia e com o alargamento ficará em 70 metros de largura. Essa primeira fase deve durar de seis a nove meses.

A obra será em etapas, começando pelo pontal Norte em direção à Barra Sul, e não mais ao contrário, como foi informado inicialmente. A obra será feita de 500 em 500 metros. Cada trecho será fechado para receber o preenchimento de areia. Assim que concluído, um novo trecho será fechado e o anterior liberado.  Essas etapas serão seguidas até chegar à Barra Sul.

A obra será bancada pelo município, através de empréstimos com o banco do Brasil. A previsão não é somente uma nova faixa de areia.  Há um projeto para renovar a orla com equipamentos urbanos, ciclovia, banheiro, chuveiros e áreas verdes.

Fonte:

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Publicado 09/03/2021 13:49
Alterado 09/03/2021 22:10